Regras para Arremesso de Facas e Machados na Europa

Mais linguas

Regras para Arremesso de Facas e Machados na Europa (Versão 2010)

Alvos/Pontos

O Alvo é um círculo medindo 50 cm de diâmetro. Está dividido em 5 círculos concêntricos com os seguintes diâmetros e cores: 10 cm (preto), 20 cm (branco), 30 cm (vermelho), 40 cm (branco), 50 cm (vermelho).

Pontos: O centro (mosca) vale 5 pontos, 4/3/2/1 pontos são atribuídos respectivamente aos demais anéis externos.

Altura do alvo (medida do centro da mosca ao chão) de 1,30 a 1,60 m.

Etapas

Competições Padrão

Facas 3m, Facas 5m e Facas 7m
Machados 4m e machados 7m

As distâncias citadas são distâncias Mínimas. Você não pode arremessar de mais Próximo do alvo, mas pode se afastar até um máximo de 2 m (tanto para facas quanto para machados).

Você deve arremessar 21 facas por etapa. Para cada alvo você pode testar Um arremesso, que deve ser declarado como de Teste Antes de executado.

No caso de mal tempo, restrição de prazo ou outras situações de emergência, a organização pode decidir por 15 arremessos por etapa no lugar de 21.

Os pontos são somados por etapa. Em adição, para propósitos de informação, será fornecida a proporção dos pontos adquiridos por cada concorrente, dividindo-se os pontos obtidos pelo número máximo de pontos possíveis.

Arremesso de Longa Distância

Mesma regra para Facas e Machados.

A validade de um arremesso será decidida com as mesmas regras da Competição Padrão.

O alvo é um circulo de 1 m de diâmetro.

O objetivo é conseguir fincar no alvo da maior distancia possível.

A distância inicial é de 4 m. Daí em diante, espaços de 3 metros são contados (4 a 7 m, 7 a 10 m, 10 m - 13 m,…). O competidor escolhe uma distância a partir dos 4 ms (sem arremesso de teste). Se consegue fincar no alvo, pode se distanciar do alvo e tem mais 3 arremessos. Ele pode recuar no máximo até o limite da Próxima área. O processo termina quando ele não acertar Nenhum dos 3 arremessos. A distância máxima adquirida será anotada, medida em cm. As áreas apenas interessam para medida de distancia, não do arremesso (por exemplo, é permitido arremessar de uma distancia de 6,99 m mesmo que a pessoa estiver pisando em Duas áreas ao mesmo tempo. Depois do primeiro arremesso de uma área, é proibido voltar a uma área mais próxima ao alvo. Outra restrição é que, uma vez uma distancia seja escolhida, para os arremessos dessa etapa o concorrente apenas poderá mudar de posição em até 2 m, sendo 1 para a frente ou 1 para trás em relação ao alvo.

Equipamento Esportivo

Facas

Apenas facas com lâmina fixa, maiores de 23 cm e com uma lâmina mais estreita do que 6 cm.

Machados

Peso mínimo de 500g, máxima largura da lâmina 12 cm.

Contagem

Após cada avaliação, o árbitro retira as ferramentas de arremesso do alvo e as devolve ao arremessador.

O arremessador pode solicitar que, antes de cada arremesso ao alvo, a ferramenta fincada seja avaliada e removida.

A ferramenta vai ser computada exatamente pelo ponto onde fincou no alvo e não será reposicionada perpendicularmente ao alvo.

Para um arremesso ser válido, a ponta faca e a lamina do machado devem fincar.

No caso de machados de dupla lâmina, apenas acertos com o cabo para baixo são válidos. Se as duas lâminas fincarem no alvo, o arremesso será invalidado.

Em caso de acerto num Linha divisória, o anel de maior valor de alvo será computado (na duvida, a ferramenta será removida para verificação do ponto de corte).

As Distâncias serão medidas a partir da Ponta do pé que estiver mais perto do alvo durante o arremesso. Portanto fica proibido ultrapassar as linhas de distancia mínima, essa prática invalidará o arremesso (0 pontos).

Se houver mais de 5 mulheres participando, haverá um ranking separado para elas.

Arremessadores de todos os países poderão participar da competição. A nacionalidade não fará nenhuma diferença na determinação de ranking e vencedores. Apenas em caso de campeonatos nacionais os organizadores terão a opção de limitar a competição a arremessadores de seu pais. Nesse caso, a exclusão de estrangeiros deverá ser claramente Divulgada Antecipadamente, no próprio anúncio do evento, mesmo em competições realizadas Dentro de Um Pais.

Segurança/Organização

Um kit de Primeiros Socorros deverá estar disponível no local da competição.

O Arremesso ao alvos da competição só será autorizado sob a supervisão de um árbitro.

O arremesso aos alvos de treino só será permitido se um fiscal de arremesso estiver presente. O fiscal observará os arremessos e intervirá antes que qualquer situação de risco se apresente.

Uma área retangular de 10 metros a frente e 3 metros dos dois lados do alvo será cercada por cordas, apenas os competidores e o juiz serão autorizados a entrar nela. Será proibido ficar atrás dos alvos.

Haverá uma distância mínima de 6 metros entre os alvos.

Participantes com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou representantes legais.

As decisões do juiz principal são incontestáveis. Qume não observer as regras, principalmente de segurança, será desclassificado e retirado do local.

Cada participante deverá ter um seguro contra terceiros, se este sistema for oferecido em seu pais de origem.

Cada participante deve assinar um termo de aceitação das reegras, e participará por seu próprio risco.

Nomenclatura das Regras Padrão

Estas regras são chamadas de „European Knife and Axe Throwing Rules“ (Regras Européias para o arremesso de Facas e Machados).

O documento sobre as regras está escrito em Inglês, traduções serão fornecidas apenas por motivo de conveniência.

Observações

Não é obrigatório dar atenção aos comentários seguintes mas eles podem ser úteis para criar um padrão para o arremesso:

A construção dos alvos normalmente implica na colocação de 3 alvos Separados, que serão alvejados no sentido do relógio. O material dos alvos será madeira Macia, por exemplo “discos” cortados de árvore.

História/Status Atual

Em muitas comunidades Européias de diferentes nações existem competições de arremesso de facas e machados, embora com diferentes regras.
Por isso, em 20 de setembro de 2008 in Chomutov/República Tcheca, por ocasião do Oitavo Grande Encontro Europeu de Arremessadores, representantes oficiais d 4 paises se reuniram para definer regras para uso comum.
Após 3 horas de negociação em 4 linguas, foi encontrado um consenso, o agora chamado Acordo de Chamutov.

Agreement.jpg

Em 2009, depois de experiencias no Grande Encontro Europeu de Villeflambeau, ficou claro ue algumas regras foram formuladas de forma não clara, ou não eram aceitas igualmente por todos os arremessadores. Por isso, os EuroThrowers deram inicio a um processo de reuniões e conversas para o estabelecimento de novas regras, envolvendo associações na Alemanha, França, Itália e República Tcheca, finalizando com uma votação geral.
A versão de regras obtidas em 2010 deverá permanecer imutável ao menos pelos próximos 3 anos.

pt